terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O suco de laranja espiritual

As vezes eu vejo a adoração como um suco natural de laranja a ser extraído.
 
Para fazer o suco é necessário:
1- uma laranja disponível para ser morta, esfolada, apertada, espremida e deixada apenas a carcaça.
2- alguém que saiba espremer a laranja, saiba como abrir, lidar, e preparar o suco.
3- alguém depois para beber o suco.

Eu e você seremos as laranjas. O preparador do suco será o Espírito Santo. Quem vai beber o suco é Deus. O suco é a nossa adoração. 

Está na bíblia que a verdadeira adoração parte de um coração humilde, com orgulho rompido, um coração que se entrega nas mãos do oleiro, de gente que entrega sua polpa para Deus, que abre mão da sua alma, do ego, da sua própria vida. Gente que morre da sua vida de laranja comum com as outras para se tornar parte do corpo de quem toma o suco, para fazer parte do corpo de Deus e ter parte com Ele no céu. A carcaça fica. O bagaço fica. A casca fica. Laranjas de casca duras demais não podem se abrir e se doar, estão fechadas à adoração e não podem virar suco, participar do corpo de Cristo e experimentar o amor de Deus que se espalha e toma conta uma vez que entra. Laranjas de casca dura demais gostam muito de serem laranjas que vão morrer junto com a carcaça, são laranjas que não estão dispostas a tomar a sua cruz, negarem-se a si mesmo, ser sal e luz, darem frutos (o seu suco, a adoração, a vida), e portanto não estão laranjas de suco. O que um preparador de suco pode fazer com uma laranja que não dá suco? Fica difícil.

Está na bíblia que um coração contrito nunca escapa da atenção de Deus. Sabemos que a caminhada cristã é baseada na entrega. Entrega ao preparador de suco e então à Deus, que muda tudo. Note que uma laranja podre dá suco azedo, amargo, podre. Por acaso alguém gostaria de tomar esse suco ruim? Sinceramente, Deus é digno de toda a adoração nos céus e na terra, o suco que ele merece é o melhor! Das melhores laranjas! As laranjas mais maduras, que produzem os sucos mais doces! Devemos procurar ser laranjas boas, sem contaminação por vermes (pecado profundo ou  grudado em nós, que como vermes consomem o que temos de bom para oferecer a Deus e nos deixam fracos para o suco). Devemos procurar dar sucos doces, que são sacrifícios que agradam a Deus, como um perfume suave, devemos exalar o perfume de Cristo. 

O interessante é que quem vai tomar o suco é também quem plantou a laranjeira e cuida dos frutos. Não é meio loucura a laranja se negar a dar algo que ela recebeu de graça e sem merecimento? Pois bem. A polpa, o suco, a adoração, o espírito e almas foram feitos por Deus e para Deus, mas Deus confiou a nós, deu-nos para que pudéssemos dar para ele conscientemente, por escolha. Para que pudéssemos o adorar, e assim nos aproximar Dele e fazer parte da vida Dele. 

As vezes a extração do suco é um tanto dolorosa, a depender da espessura da casca, da resistência da laranja em se entregar, do seu aspecto duro por dentro. É necessário tomar a cruz, mesmo que doa, toda a adoração e obediência são eternamente para Deus. É necessário dizer não e morrer para a vidinha de simples laranjas, e viver a vida, o objetivo para o qual o plantador de laranjeiras as fez, para dar suco!

Está na bíblia que toda árvore que não der frutos será cortada e lançada ao fogo. A árvore seria a laranja e o fruto o suco que a laranja produz. Uma laranja que não dá suco se torna infrutífera, inútil, e uma boa candidata a ser lançada fora. Uma lástima! Poderia dar um suco tão bom!... 

Também está na bíblia que Deus procura os verdadeiros adoradores, que o adoram em espírito e em verdade, e são esses que Ele quer que O adorem. Essas são as laranjas suqueiras, boas para suco, maduras, que dão o suco doce que o dono da laranjeira quer. A adoração em verdade consiste na entrega racional a Deus, nos pensamentos, atitudes, e no que a laranja física se modifica ao entrar para o processo de extração do suco. A adoração em espírito é o que o espírito adora em nós a partir da nossa entrega e do nosso clamor pela adoração. O resultado é um suco delicioso que satisfaz as expectativas de Deus e nos faz sermos encontrados aprovados diante Dele. 

Vamos fazer um suco de muitas laranjas e entregar para Deus tomar diariamente. :) 


Ana Carolina Brouwers Carvalho . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário